Blog Sandoval Filho

Não há legado mais importante para as futuras gerações do que construir uma sólida estrutura educacional no país. Todos os países desenvolvidos do mundo têm educação de excelência. E eles não seriam desenvolvidos e ricos se não tivessem uma população educada, bem informada, afinada com as novas tecnologias, consciente de que o conhecimento é a chave para o sucesso pessoal, profissional, empresarial e da sociedade como um todo.



O Brasil já superou felizmente a etapa da universalização do ensino. Há escolas para todos, ainda que muitos brasileiros em idade escolar vivam distantes das salas de aulas por circunstâncias de diversas naturezas. Uma delas é a necessidade de muitos jovens em trabalhar para ganhar o seu sustento e contribuir para a renda familiar.



Outra causa que leva ao afastamento de alunos da escola é o tipo de currículo adotado no país. Há um excesso de disciplinas e falta foco no que é fundamental. Felizmente parece que as autoridades acordaram para o problema e discutem hoje soluções para essas e outras questões que dificultam a caminhada do aluno dentro dos ciclos escolares.



Discute-se hoje a chamada Base Nacional Comum Curricular e também o novo modelo do Ensino Médio, que acaba de ser adotado pelo Ministério da Educação. Não é o caso de avaliarmos aqui esses novos processos e modelos, tarefa que cabe aos especialistas em educação e pedagogia.



O importante a destacar é que o Brasil não precisa propriamente de mais prédios, de mais salas de aula. Precisamos na verdade buscar a excelência de ensino. Nosso aluno precisa aprender direito e aprender sempre. Não podemos permanecer nos níveis em que estamos nas avaliações internacionais. É urgente buscar a qualidade hoje, imediatamente.



Há inúmeros países que não têm as riquezas que nós temos – e são muito mais ricos do que nós. O Japão é um exemplo – mas não é o único. O que desejo para o nosso país é que todos nós passemos a considerar a excelência educacional um artigo de primeira necessidade, a ser buscado hoje, já, imediatamente.



Um dia, quando os jovens brasileiros atingirem bons resultados nos exames internacionais, poderemos ter a certeza de que o Brasil será então um país rico. Não só porque temos petróleo. Não apenas porque nosso solo é fértil e nossa agroindústria é um portento. Seremos ricos porque nosso povo será formado por gente que faz do conhecimento a plataforma para o sucesso. Nesse dia o Brasil será o país dos nossos sonhos.




Antônio Roberto Sandoval Filho

Sócio-fundador da Advocacia Sandoval Filho


Publicado em Blog Sandoval Filho
SiteLock
+ Recentes + Visitados
A Advocacia Sandoval Filho informa que o recebimento de e-mails estará suspenso entre os dias 17/12/2016 e 8/01/2017 por conta do período de recesso do Escritório.
Pedimos a gentileza de retornar o contato a partir do dia 9/01/2017. Agradecemos a sua compreensão.

fechar