Equipe Jurídica participa de curso sobre novo CPC
Advogados da Equipe Jurídica da Advocacia Sandoval Filho participaram, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, do curso Novo CPC (Código de Processo Civil), organizado pelo Departamento Jurídico XI de Agosto. O curso, que contou com patrocínio da Advocacia, foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e contou com a presença de profissionais e acadêmicos renomados no meio jurídico.
“O curso foi ótimo”, diz o advogado Luis Renato Avezum, sócio da Advocacia Sandoval Filho. “Os professores da USP, autores das palestras, abordaram temas gerais sobre o novo Código de Processo Civil, incluindo questões sobre as mudanças na tutela provisória, Direito de Família, recursos processuais e a questão sobre os meios de resolução de conflitos – arbitragem, mediação e conciliação”.
Segundo o advogado, a arbitragem, mediação e conciliação não constituem temas novos no Código. A diferença é que a nova redação do CPC estimula a adoção dessas medidas de forma mais incisiva. “Esses meios de resolução de conflitos já eram previstos no Código de 1973, que é o utilizado atualmente. No entanto, a partir de março do ano que vem, o novo Código prevê a obrigatoriedade das partes procurarem uma tentativa de resolver o conflito em questão antes do início do processo”, explica. “É uma forma de o conflito ser resolvido de forma mais rápida sem a necessidade do intermédio de um juiz”.
Para a advogada Maria Rachel Sandoval Chaves, que também participou do curso, os temas tratados no encontro serão de grande valia para a Equipe Jurídica do Escritório. “Há mudanças no novo CPC que vêm trazer maior igualdade nas decisões e diminuir o número de recursos a serem julgados em instâncias superiores”, diz a advogada, sócia da Advocacia. “Essas medidas podem acabar com a maior parte das dúvidas dos nossos clientes, especialmente os que participam de processos idênticos, mas obtêm resultados diferentes”.
Apoio
“É essencial a participação da Advocacia no apoio a eventos acadêmicos”, declara Avezum. “Para os advogados, é de extrema importância manter o contato com a academia. E a iniciativa da Advocacia em patrocinar eventos como esse, de forma regular, é uma oportunidade para que os advogados da Equipe possam estar o tempo todo atualizando os próprios conhecimentos e aprendendo com os melhores mestres e doutores da área”.
Departamento Jurídico XI de Agosto
Fundada há quase um século, o DJ XI de Agosto é considerado a maior entidade particular de assistência jurídica gratuita do país. O Departamento atua em diversas esferas do Direito com orientação jurídica gratuita à população carente de São Paulo, iniciando os estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco na prática da advocacia e da cidadania. Em 1978, o Departamento contou com a direção de Antônio Roberto Sandoval Filho, sócio fundador da Advocacia Sandoval Filho.
Desde então, a Advocacia Sandoval Filho vem apoiando o DJ XI de Agosto em diversas ocasiões, devido à sua importância social e ao grande legado deixado pelas suas ações junto ao meio jurídico.