Orgulho de ser brasileiro

Escrito por Sandoval Filho
Orgulho de ser brasileiro

A Semana da Pátria é momento oportuno para uma reflexão serena sobre os sentimentos patrióticos e cívicos presentes hoje entre o povo brasileiro. Foi preciso uma poderosa injeção de ânimo, produzida pelas Olimpíadas Rio 2016, para que o brasileiro sentisse mais orgulho de seu país.

E não foi só por conta da linda cerimônia de abertura, que de fato encantou o mundo. A organização saiu-se muito bem, com um erro aqui, outro acolá, que passaram quase despercebidos diante de tantos acertos. Destaque especial coube aos milhares de voluntários que doaram-se plenamente ao evento e contribuíram, de forma decisiva, para que os atletas e os visitantes estrangeiros se sentissem acolhidos por nosso povo.

Demos uma lição de organização, alegria, civismo, acolhimento e espírito esportivo. Terminamos a Rio 2016 de alma lavada, como se costuma dizer diante de emoções assim. E já temos pela frente outro grande desafio: a realização das Paralimpíadas Rio 2016, que começa justamente na quarta-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

Foi emocionante ver muitos atletas brasileiros em posição de sentido na Rio 2016, em homenagem à bandeira, maior símbolo da nacionalidade. O exemplo dos nossos campeões deve servir de referência também em outras áreas. Acima de tudo deve estar o país. Acima de tudo deve estar a Nação.

Precisamos que todos os brasileiros ergam a bandeira nacional acima dos partidos políticos, dos interesses corporativos, sindicais e de grupos. Por mais importantes que sejam as nossas convicções políticas, mais importante ainda é o Brasil. As ideias mudam, os partidos nascem, crescem e morrem. A Nação permanece sempre viva.

Devemos superar as paixões do momento, que opõem brasileiros de diferentes credos políticos e partidários. A convivência entre os contrários é base da democracia e base da nossa organização institucional.

Haveremos de superar nos próximos meses a crise política que nos afetou durante muitos meses. Com serenidade, paciência, patriotismo e respeito ao próximo, iremos sem dúvida seguir na construção de um País no qual irá vigorar o progresso econômico e social, o respeito à natureza, a democracia, a República, a alegria e a compaixão.

Haveremos de ter sempre, no coração, o orgulho de sermos brasileiros. É assim que eu olho para o nosso país, com otimismo e com a certeza de que nosso destino é grandioso, que nós temos algo de muito relevante a oferecer ao planeta.

Antônio Roberto Sandoval Filho
Sócio-fundador da Advocacia Sandoval Filho

Compartilhe
menu
menu