“Cem anos de Codificação Civil Brasileira” é tema central de palestras na USP
O Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP (FDUSP) vem realizando a jornada “Cem anos de Codificação Civil Brasileira”. A jornada de palestras, que começou no dia 15 de agosto, se encerra no dia 18 com a palestra “Código Civil, positivismo e Direito de Família”, que será proferida por Andrés Botero Bernal (da Universidade Industrial Santander, na Colômbia) e Eduardo Tomasevicius Filho (da FDUSP). Veja mais detalhes.
Faculdade de Direito da USP realiza a jornada “Cem anos de Codificação Civil Brasileira”
Evento acontece na semana de 15 a 18 de agosto e contará com palestras de professores de instituições nacionais e internacionais
O Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo promove entre os dias 15 a 18 de agosto a jornada “Cem anos de Codificação Civil Brasileira”. O evento acontece no Auditório do primeiro andar da FDUSP e será composto por palestras proferida por professores das universidades brasileiras e internacionais.
A abertura, a partir das 10h do dia 15, terá como tema “Dois séculos de codificação, um século de codificação no Brasil” e será conduzida pelo diretor da FDUSP, José Rogério Cruz e Tucci, por José Reinaldo de Lima Lopes (FDUSP) e por Andrea Slemian (História-Unifesp). Na sequência, Pio Caroni (Universidade de Berna, Suíça) fala sobre “O código como mensagem”. Na parte da tarde será a vez de Airton Seelaender (UnB), Samuel Rodrigues Barbosa (FDUSP) e Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR) falarem sobre “A codificação civil brasileira: Processo Legislativo e Doutrinal”. Os comentários serão feitos por Eduardo Bittar.
Na terça-feira (16/08), ltalo Birocchi (Universidade de Roma I- l a Sapienza, Itália) e Jean Louis Halperin (Ecole Normale Superieure de Paris, França) tratarão de “A Codificação o e a cultura europeia”, com comentários feitos por Jose Reinaldo de Lima Lopes. A parte da tarde, a partir das 14h30, está reservada para “Codificação na Ibero-América: historia e perspectivas”, com Carlos Ramos Nuñez (PUC de Lima, Peru) e Jose Ramon Nawaez (UNAM – Cidade do Mexico), sob os comentários de Orlando Villas Boas Filho.
O dia 17 será marcado por “Culturas brasileiras e codificação”, sob as falas de Rafael Mafei Rabelo Queiroz (FDUSP) e Thiago Reis (FGV DIREITO/SP) e comentários de Andrea Slemian. A seguir acontece “Ideologias da codificação: passado e futuro”, sob a responsabilidade de Albedo do Amaral jr. (FDUSP) e Cristiano Zanetti (FDUSP). Comentado por Jean-Paul Rocha Cabral.
A programação do dia 18 terá “Código Civil, positivismo e Direito de Família”, abordado por Andrés Botero Bernal (Universidade Industrial Santander, Colômbia) e Eduardo Tomasevicius Filho (FDUSP). lnácio Poveda comenta. Já o encerramento, às 12h15 será feito por Lima Lopes, com o tema “A longa vida dos códigos”.
A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo fica no Largo de São Francisco, 95, região central de São Paulo. Informações adicionais pelo e-mail cemanosdecodificacao@gmail.com. O telefone do Departamento de Filosofia é (11) 3111-4015.