Pagamentos de precatórios. Presidente do TJ-SP faz visita à Depre para acompanhar trabalhos
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Anafe, visitou a Diretoria de Execuções de Precatórios e Cálculos (Depre) e a Upefaz para acompanhar pessoalmente os trabalhos realizados nos pagamentos de precatórios. Em sua visita, que aconteceu no dia 10 de julho, Anafe conversou com servidores e diretores de cada setor.
“A visita demonstra que o presidente está atento aos trabalhos, o que faz parte de seu compromisso assumido de priorizar os pagamentos de precatórios a favor dos credores”, avalia o advogado Messias Falleiros, diretor executivo da Advocacia Sandoval Filho e vice-presidente da Comissão de Precatórios da OAB-SP.
Visitas às instalações e conversas com os servidores
Nas instalações da Depre, Ricardo Anafe recebeu informações dos próprios servidores sobre o andamento dos pagamentos dos precatórios, dentre eles o diretor do setor. A Depre é responsável pela organização e gerenciamento das filas de pagamentos dos precatórios e repasse dos valores depositados pelas entidades devedoras aos credores.
Na Upefaz – Unidade de Processamento das Execuções Contra a Fazenda Pública -, o desembargador conversou com a juíza Paula Navarro, que coordena a unidade, e com a diretora daquele setor. A ele foram apresentados os dados de produtividade e a rotina de trabalho da Unidade.
A Upefaz é responsável pela expedição dos Mandados de Levantamento para pagamento ao credor, depois que os valores são liberados pela Depre. “O momento do pagamento aos credores é importante para o juiz, pois é quando ele vê a efetividade de suas decisões”, afirmou Anafe durante as visitas.
O presidente esteve acompanhado de outras autoridades do Tribunal: o coordenador da Depre, desembargador Afonso de Barros Faro Júnior e os coordenadores adjuntos, juízes Fernão Borba Franco e Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro, além da juíza Nandra Martins da Silva, que substitui o diretor do fórum Hely Lopes Meirelles, no Centro de São Paulo.
Com informações da Diretoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foto: Tribunal de Justiça de São Paulo