Advocacia Sandoval Filho iniciou a digitalização de processos para dar mais agilidade ao andamento das ações

Advocacia Sandoval Filho iniciou a digitalização de processos para dar mais agilidade ao andamento das ações

O Tribunal de Justiça de São Paulo, através do comunicado conjunto nº 1741/2019, abriu recentemente a possibilidade para que advogados e escritórios de advocacia digitalizassem processos físicos que tramitam exclusivamente na UPEFAZ, transformando-os em processos eletrônicos. O cronograma desta primeira etapa dispõe que poderão ser digitalizados até o dia 13 de dezembro todos os processos com ano controle 2005.

A Advocacia Sandoval Filho rapidamente adotou esta iniciativa e relacionou seus processos físicos com ano controle 2005 para serem digitalizados dentro do Escritório. Dessa relação, muitos já passaram a tramitar digitalmente. O objetivo desse trabalho é diminuir o acervo físico nos cartórios e aumentar a agilidade na apreciação dos processos, que passarão a tramitar de forma digital.

“Este comunicado atende um desejo nosso e de outros escritórios”, explica o advogado Gustavo de Tommaso Sandoval”, da Advocacia Sandoval Filho. “Os benefícios são vários”, explica o advogado. “Quando o processo é eletrônico, não existe mais o risco de que uma petição ou um documento anexado ao processo seja extraviado ou danificado – o que pode acontecer quando está em papel”.

Ele explica, ainda, que “as informações também ficam mais transparentes e seguras no meio eletrônico e o andamento do processo como um todo torna-se muito mais célere pela economia de etapas burocráticas na tramitação dos processos físicos”.

O procedimento de digitalização obedece a várias etapas: retirada dos processos físicos na Vara de Execução, higienização, digitalização, revisão, elaboração da chamada “petição índice” e o cadastro no e-SAJ, o Sistema de Automação da Justiça do TJ-SP e, finalmente, o protocolo da petição.

De acordo com o advogado, a medida já tem gerado resultados satisfatórios. “Alguns processos já foram apreciados e tiveram seu andamento atualizado poucos dias depois de terem se tornados digitais”, diz.

Confira fotos passo a passo:

Processos a serem digitalizados. Cada um tem, em média, 6 volumes.
« 5 de 15 »

Força-tarefa

Pelo cronograma do Tribunal de Justiça de São Paulo, advogados e escritórios de advocacia que participam da iniciativa têm até o dia 13 de dezembro para digitalizar todos os processos antigos que forem requisitados à UPEFAZ. A Advocacia Sandoval Filho já transformou muito desses processos em arquivos digitais. “Foram cerca de 70% dos volumes digitalizados até agora. Faltam 30% dos volumes. Nesse ritmo e com a nossa força-tarefa, conseguiremos digitalizar tudo até o prazo estipulado”.

Sobre participar ativamente da iniciativa, supervisionando o cumprimento das etapas e colaborando com os procedimentos, o advogado sente-se orgulhoso. “É um grande passo para o nosso Escritório e um enorme benefício aos nossos clientes. Sinto-me honrado pela confiança e por contribuir para essa transformação”.

 

Compartilhe
menu
menu