Câmara dos Deputados discute unificação das polícias civil e militar
Comissão Especial da Câmara dos Deputados, criada para tratar da Unificação das Polícias Civil e Militar, discutiu, no dia 26 de abril, através de audiência pública, a viabilidade da eventual unificação das duas categorias. O debate abordou questões como o ingresso, a efetividade, padronização da matriz curricular para formação básica, treinamento, cursos de especializações, dentre outros pontos. Veja mais detalhes na matéria divulgada pela Câmara dos Deputados.
Agência Câmara Notícias – 22 de abril de 2014
Unificação das polícias será discutida em audiência pública na próxima semana
A Comissão Especial da Unificação das Polícias Civis e Militares da Câmara dos Deputados terá audiência pública na próxima terça-feira (26) para discutir a viabilidade da unificação e seus desdobramentos.
O debate foi proposto pelo relator do colegiado, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP). Na audiência, serão discutidas questões como o ingresso, a efetividade, a viabilidade de padronização da matriz curricular para formação básica, treinamento, cursos de especializações, pré-requisitos objetos de formação e treinamento para habilitação para promoção e formação de gestores com vista aos estudos a respeito da unificação das policias, entre outras.
“É indispensável mapearmos as coincidências e as discrepâncias entre a cultura que permeia as polícias civis e militares para diagnosticarmos o grau de dificuldade em unificá-las, sem perder a qualidade do serviço prestado à população brasileira”, afirma Carvalho.
Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados:
– o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Pacheco Prates Lamachia;
– o defensor público-geral federal interino, Lúcio Ferreira Guedes, representando as Defensorias Públicas Federais; e
– a defensora pública de Santa Catarina e Diretora da Escola Nacional dos Defensores Públicos (Enadep), Fernanda Mambrini Rudolfo, representando as Defensorias Públicas Estaduais.
O debate está marcado para as 14h30, no plenário 5.