CNJ: nove em cada 10 novas ações ajuizadas em 2019 são digitais

CNJ: nove em cada 10 novas ações ajuizadas em 2019 são digitais

Nove em cada dez ações ajuizadas em 2019 começaram a tramitar no sistema judiciário de forma digital. Já o número de processos digitais em tramitação hoje soma 131,5 milhões. Os dados foram divulgados pelo relatório Justiça em Números 2020, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça. O relatório anual monitora a movimentação processual de 90 tribunais brasileiros – com exceção do Supremo Tribunal Federal.

O relatório de 2020 traz dados sobre o sistema judiciário referentes ao ano de 2019. Dentre os dados levantados pelo CNJ, o número de novos processos eletrônicos em tramitação chama a atenção. Foram ajuizadas 23 milhões novas ações por meio digital em 2019 em todo o país. A maioria dos novos processos ingressaram no sistema judiciário através dos Tribunais de Justiça. Dos 16 milhões de processos novos da Justiça Estadual, 70% deles foram ajuizados por meio digital.

 

Vantagens da digitalização

 A adoção do processo eletrônico em detrimento do processo físico, em papel, traz diversos benefícios. Além dos ganhos para o meio ambiente, a maior agilidade no andamento dos processos digitais em comparação com os processos físicos também é notável.

Em novembro de 2019, a Advocacia Sandoval Filho digitalizou em sua sede todos os processos físicos com ano controle 2005 que se encontravam na Unidade de Processamento das Execuções contra a Fazenda Pública (Upefaz) do Tribunal de Justiça de São Paulo. A Upefaz é a unidade responsável por processar os precatórios do Estado de São Paulo

De acordo com o advogado Gustavo de Tommaso Sandoval, que liderou essa iniciativa, a digitalização dos processos físicos evita que documentos sejam extraviados ou que alguma página importante do processo seja danificada, o que pode acontecer com os processos físicos. Além disso, as informações contidas no processo ficam mais seguras quando a ação tramita no meio digital.

Leia aqui a reportagem completa sobre o tema.

(Imagem: chatsimo/iStock.com)

 

Compartilhe
menu
menu