Golpe do PIX: bloqueio de transações pode proteger usuários em casos de fraude
O Banco Central do Brasil implementou medidas para aumentar a segurança das transações via PIX. Os bancos podem bloquear movimentações suspeitas por até 30 minutos depois de concluída a operação no período diurno. O tempo de bloqueio sobe para uma hora no período noturno e nos finais de semana. Comprovada a fraude, o bloqueio pode ser estendido para até 72 horas de forma a permitir uma análise mais detalhada e possível recuperação dos valores.
Como é feito o bloqueio?
Depois de acionado pelo cliente, o banco da vítima registra a infração e inicia o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do PIX. Na sequência, o banco do golpista bloqueia os valores, e ambas as instituições avaliam a situação em até sete dias. Se a fraude for confirmada, o banco do golpista devolve os recursos para a vítima em até 96 horas após a conclusão da avaliação.
O que fazer caso tenha sido vítima de um golpe?
- Contate imediatamente o seu banco ou instituição financeira.
- Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.).
- Mantenha contato com a instituição para ser informado sobre as atualizações do seu caso.
O Banco Central ressalta a importância de medidas rápidas para aumentar a chance de recuperação dos valores. Se a situação não for resolvida, a vítima pode, ainda, procurar o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) do seu estado ou o próprio Poder Judiciário.
Essas medidas têm como objetivo proteger os usuários e aumentar a segurança nas transações realizadas pelo PIX. Para mais detalhes, consulte a página oficial do Banco Central do Brasil, clicando aqui.