Livro estimula o ingresso na carreira pública

Lançado no último dia 28 de julho, o livro “Emprego público. Conquiste o seu” do professor de Administração Pública Hugo Duarte destaca o concurso público como opção para quem está fora do mercado de trabalho. “O concurso público passou a ser uma opção para as pessoas que estão sem horizonte”, explica Duarte. Em entrevista exclusiva concedida ao Painel do Servidor, o professor fala de seu livro, e também sobre Reforma da Previdência e discriminação. Confira aqui os detalhes dessa entrevista.
Coordenador do Meta, curso preparatório para concursos públicos, o professor Hugo Duarte reuniu sua experiência em administração pública no seu livro “Emprego público. Conquiste o seu”. Ele participou dos governos municipais de Reinaldo de Barros, Jânio Quadros e Celso Pitta e trabalhou na seleção de pessoal para empresas privadas. Hugo Duarte defende o concurso público como a forma mais democrática de seleção.
“O concurso é um sistema democrático de seleção, pois ele é livre dos preconceitos e da discriminação”, disse o professor. “O maior empregador do Brasil chama-se governo”, continua ele. Porém, por falta de informação, muitos profissionais qualificados, que estão fora do mercado, desconsideram o emprego público como opção. Não foi só a desinformação que levou o professor a escrever o livro. Assustado com o despreparo dos candidatos, ele fez dessa publicação um manual para quem procura uma oportunidade na carreira pública. “A maioria chega totalmente despreparada, não sabe qual o cargo oferecido pelo concurso, como é a prova e qual o tempo que se dispõe para fazê-la”, afirma ele.
Com a experiência de mais de vinte anos preparando pessoas para concursos, Hugo Duarte também destacou, durante a entrevista, a falta de qualidade do ensino brasileiro. “Quando as pessoas entram na sala de aula, tanto faz a escola que se fez, ninguém mais sabe como se usa a vírgula”.

Emprego Público e a Reforma da Previdência

Segundo o professor, é um grande engano imaginar que as pessoas procuram o emprego público pensando na aposentadoria. “Hoje, as pessoas procuram o setor público simplesmente para arrumar um emprego e conquistar certa dignidade”. Ele ressalta também o aumento na qualidade do serviço público. “As famosas tricoteiras não existem mais, elas foram trocadas por computadores. Além disso, com a obrigatoriedade do concurso, passou-se a valorizar muito mais o funcionalismo, devido à qualidade desse processo de seleção”. Mesmo acreditando que quem busca trilhar a carreira pública não está mais preocupado com a aposentadoria, o professor Hugo Duarte se diz contra a Reforma da Previdência, tal como está sendo discutida no Congresso. “Acho que é muito fácil cortar os salários e os benefícios. O mais difícil é mostrar a sujeira que está debaixo do tapete”. “O dinheiro da Previdência foi usado para outras tantas finalidades e hoje, simplesmente, um corte no valor das aposentadorias não seria suficiente”.

{visitas}

Compartilhe
menu
menu