Professor João Beber Filho faleceu em São Paulo nesta sexta-feira, aos 98 anos

Professor João Beber Filho faleceu em São Paulo nesta sexta-feira, aos 98 anos

“Sou um professor acima de tudo, com a graça de Deus”, costumava dizer o professor João Beber Filho. Natural de São José do Rio Pardo, no interior do Estado, ele faleceu na madrugada desta sexta-feira, 23 de fevereiro, em São Paulo. Tinha 98 anos e vivia a vida com alegria e entusiasmo. Dedicou-se ao magistério por muitas décadas. Formou várias gerações de estudantes. Era aclamado e referenciado por muitos deles graças a sua postura ética, rigor e brilho intelectual. Foi por muitos anos diretor da Escola Estadual Cap. Antônio Justino Falleiros, em Ituverava (SP). Depois de mudar-se para São Paulo, João Beber Filho desempenhou funções importantes na área educação. Foi diretor do Departamento de Ensino e Recreio da capital durante os governos de Olavo Setúbal e Miguel Colassuono. Assumiu funções importantes na Secretaria da Educação do município durante a gestão de Paulo Nathanael Pereira de Souza.

Nesse período à frente do Departamento de Ensino da capital, João Beber abriu dezenas de escolas de educação infantil. (Veja aqui matéria em destaque, com recorte do jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 14 de dezembro de 1973).

Foi também diretor do CENAFOR, Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional, órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Quando ainda atuava no interior do Estado, o professor esteve à frente de projetos envolvendo a abertura de novas escolas nos municípios de Guará, Ituverava e Igarapava, nos quais ele também lecionou.

João Beber Filho manteve intensa participação na vida de Ituverava, cidade que ele adotou e onde conheceu sua esposa, a também professora Maria Thereza Sandoval Beber, filha de tradicional família ituveravense. Manteve com dona Thereza um casamento feliz que perdurou por 70 anos. O falecimento da esposa, em 23 de maio do ano passado, abateu-lhe o ânimo, mas ele procurou seguir em frente mesmo assim.

Foi o primeiro editor do Jornal Tribuna de Ituverava, fundado em 1949 pelo jornalista Adhemar Cassiano. Participou de diversas instituições sociais da cidade. Foi vereador junto à Câmara de Vereadores de Ituverava. Presidiu o principal clube da cidade à época, a Associação Atlética Ituveravense.

Teve destacada atuação junto à Maçonaria. Foi Venerável Mestre desta instituição e formou ao longo dos anos uma rica enciclopédia sobre assuntos maçônicos.

Era leitor assíduo de jornais, livros e outras publicações. Mantinha-se bem informado sobre os temas principais da atualidade, a respeito dos quais tecia considerações bem-humoradas e bem fundamentadas. Citava clássicos da literatura brasileira e universal com naturalidade, enriquecendo com sua cultura a conversa que mantinha com todos os seus interlocutores.

Depois de aposentar-se, passou a integrar a Advocacia Sandoval Filho, onde manteve ativa participação até recentemente. Circulava por todo o Escritório, dedicando especial atenção a cada um dos colaboradores, especialmente os mais jovens. “O Professor”, como era chamado, deixará saudades no coração de todos os que o conheceram.

O corpo de João Beber Filho será velado e enterrado no cemitério de Ituverava neste sábado, 24 de fevereiro, das 7 às 11 horas. Todos os que atuam na Advocacia Sandoval Filho rendem ao “Professor” suas homenagens e o pranteiam com profunda emoção.

Compartilhe
menu
menu