Profissional da Advocacia Sandoval Filho é certificado como “Planejador Financeiro”
O gerente administrativo financeiro da Advocacia Sandoval Filho recebeu, no dia 12 de março deste ano, uma importante certificação profissional. Evanilson Bezerra Alves, que atua no Escritório há oito anos, é hoje um Planejador Financeiro Certificado (CFP). Ele foi aprovado no Exame de Certificação realizado pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) – única entidade no Brasil credenciada para fornecer esse certificado. “Trata-se de uma importante conquista pessoal e profissional”, reconhece Evanilson. “E ela foi possível também pelo estímulo recebido da Advocacia Sandoval Filho, uma organização que procura sempre promover o desenvolvimento profissional de seus colaboradores”. Veja mais detalhes.
O Planejador Financeiro Certificado (CFP) é um profissional independente capaz de prestar serviço de planejamento financeiro pessoal, levando em conta as características de cada pessoa que demanda por seus serviços. Para propor soluções, ele considera o perfil do cliente, suas necessidades de curto, médio e longo prazos, estrutura familiar e financeira, além de outros aspectos legais e tributários que possam impactar na estruturação do planejamento financeiro.
O exame de certificação leva em conta seis áreas: Planejamento Financeiro e Ética, Gestão de Ativos e Investimentos, Planejamento de Aposentadoria, Gestão de Riscos e Seguros, Planejamento Fiscal e Planejamento Sucessório.
O Brasil terminou 2017 com 3.409 profissionais com certificação CFP. O país ocupa o 10º lugar nesse segmento em todo mundo. A liderança cabe aos Estados Unidos da América, país com o maior número de certificações – pouco mais de 80 mil.
O Planejador Financeiro Certificado deve seguir um rigoroso código de ética, disseminado pela Planejar, que define situações diversas, inclusive aquelas que possam envolver conflitos de interesses. Outra responsabilidade desse profissional é atualizar-se de forma permanente. Para isso, é necessário cumprir um número mínimo de aulas a cada dois anos voltadas ao aperfeiçoamento.
Administrador de empresas, com pós-graduação em controladoria, Evanilson já recebeu convite da Instituição onde realizou seu curso preparatório para ministrar aulas a quem aspira pela certificação CFP. “No futuro penso em ingressar, como voluntário, em uma das Comissões da Planejar, voltadas ao desenvolvimento de atividades para pessoas sem recursos que desejam contratar um planejador financeiro”, finaliza Evanilson Alves.